O que é Identidade Visual?
Identidade Visual é a tangibilização dos valores, da personalidade e dos atributos de uma empresa ou pessoa.
Ela é a manifestação visual de uma marca.
Uma Identidade Visual é formada por logotipo, cores, tipografias, patterns e grafismos.

Por que devo investir em uma Identidade Visual?
Marcas são como pessoas, ou seja, elas precisam de uma identidade de forma a se tornarem única.
Aqui estão listados 4 motivos pra investir em uma Identidade Visual:

1. Diferenciação
Empresas que investem em design conseguem se diferenciar no mercado, e assim, aumentam o valor percebido pelos seus clientes. Dessa forma, agregam valor aos seus produtos e serviços, o que permite praticar preços com maior margem de lucro.

2. Credibilidade
Uma Identidade Visual bem desenvolvida traz confiança para os consumidores, agregando maior profissionalismo e segurança. Dessa forma, sua marca retém o público e faz com que ele sempre dê preferência para seus produtos ou serviços.

3. Unidade
Marcas com um universo visual bem definido facilitam o reconhecimento e a identificação para seu público-alvo. Assim, os consumidores conseguem reconhecê-la em diferentes aplicações por meio das cores, tipografias, patterns e grafismos.

4. Interesse
Uma marca funcional e atraente se conecta com o público correto, e ainda gera interesse em novos clientes. Com isso, a comunicação com os consumidores é mais direta, facilitada e assertiva.
O que eu faço?
Creio que todas as marcas são únicas e têm um propósito.
Dessa forma, por meio do desenvolvimento de uma Identidade Visual, busco tangibilizar os valores e a personalidade da sua marca, de modo a se conectar com seu público-alvo.
Como eu faço?
O meu processo criativo possui 6 etapas:
1. Briefing
Na primeira fase é enviado um questionário contendo várias perguntas sobre o cliente, a empresa e o projeto.
Após responder ao formulário, será marcada uma reunião por vídeo, de forma a entender melhor as necessidades do cliente e da marca.

2. Pesquisa
Nessa fase são realizadas pesquisas com base nas informações obtidas no briefing. Essa é a parte do processo na qual são levantados dados sobre sua empresa, o mercado em que atua, seus concorrentes e público-alvo.

3. Conceituação
A partir das informações adquiridas na fase de pesquisa, começo a gerar ideias em busca de significados que representem sua marca, de modo a agregar conceitos que a traduzam visualmente.

4. Execução
Enfim, é o momento de pôr a mão na massa! Essa é fase em que os conceitos e significados se materializam em formas, cores, tipografias, grafismos, patterns, elementos de apoio etc.

5. Aplicação
Após concluir a fase de execução, está na hora de aplicar a marca nos diferentes produtos (papelaria, uniformes, redes sociais, brindes etc.) a fim de verificar sua flexibilidade e garantir que ela mantém uniformidade e consistência nos diferentes meios, sem perder sua identidade.

6. Apresentação e Entrega
Por fim, a apresentação e a entrega dos arquivos.
Para a apresentação do projeto será marcada uma reunião por vídeo, na qual serão apresentadas cada etapa do processo (construção, variações, aplicações...) da Identidade Visual. Após aprovado, todos os arquivos são fechados e entregues ao cliente.
Back to Top